Empresa portuguesa cria o stand tecnológico mais avançado do mundo

Por

Designmark Group cria o stand tecnologicamente mais avançado do mundo para empresa russa 

Empresa portuguesa dá cartas na Innoprom 2017, uma das maiores feiras industriais internacionais do mundo. Realizada anualmente em Ekaterinburg, na Rússia, a edição de Julho contou com a presença de Vladimir Putin e ministros russos, governadores de várias regiões e várias delegações internacionais onde se incluíam alguns ministros.

Chama-se Designmark Group e é uma empresa com sede em Portugal e com gestão suíça. Marc Kunz, o fundador, é um apaixonado pelo Alentejo e foi ali, no Monte das Louzeiras, em Vale do Vargo, Serpa, onde se estabeleceu há 15 anos e onde fundou esta empresa que opera nos quatro cantos do mundo, com escritórios na Suíça, Rússia, Arábia Saudita, Malásia, Maldivas e, muito brevemente, em Lisboa.

No ano em que comemora 10 anos de existência, a Designmark acaba de ser uma das estrelas da mega feira industrial internacional, Innoprom, que se realizou este verão. Num projeto avaliado em alguns milhões de euros, a Designmark Group foi a responsável pelo pavilhão da RCC – Russian Copper Company - uma das três maiores empresas russas de produção de cobre. Para este projeto a Designmark contou com parceiros alemães, russos, checos e também de Los Angeles, num total de 850 metros quadrados divididos por 3 pisos.

Para a construção do mesmo foram utilizadas 308 toneladas de materiais. Foram necessários 38 camiões, 228 pessoas (entre arquitetos, engenheiros, designers, project managers e montadores), 4 meses de preparação, que resultaram em 19 dias de produção, 24 sobre 24 horas. Tudo acompanhado por tecnologia de ponta que contou com 90m2 de piso interativo, fachada cinética composta por 3600 triângulos de cobre e mais 5400 triângulos estáticos e 76 m2 de fachada interativa. E ainda um teatro composto por várias mesas interativas - física, de areia para crianças, 3D -, 10 filmes de projeção holográfica em duas línguas, 10 filmes de realidade virtual em cadeiras rotativas para visitar as minas e centros de produção em 3D. Os gabinetes e lounge gozavam também de écrans interativos que simulavam janelas reais, enfim, tudo à medida de um cliente exigente. A tudo isto não faltou um requintado design de interiores e toda a produção de souvenirs e fardas. Na Innoprom deste ano, para além da RCC estiveram representadas mais de 600 empresas de 20 países, onde o Japão era o país convidado.

Novos desafios se aproximam para esta empresa, com mais dois projetos ganhos para o desenvolvimento e produção de dois hotéis resorts, de 5 e 7 estrelas, em duas ilhas das Maldivas, onde certamente não faltará o que de melhor as novas tecnologias têm para oferecer.

Ler mais

Elbphilharmonie: A nova sala de espetáculos de Hamburgo

Por

Recentemente inaugurado, o Elbphilharmonie é uma das maiores e acusticamente mais avançadas salas de espetáculos do mundo e um excelente exemplo de arquitetura contemporânea, com a assinatura da dupla suíça de arquitetos, Herzog & de Meuron.

Construído nas margens do rio Elba, em Hamburgo, acomoda uma sala filarmónica, um salão para música de câmara, restaurantes, bares, um terraço com vista panorâmica sobre a cidade e o seu porto, um complexo de apartamentos de luxo, hotel, centro de fitness, salas de conferências e estacionamentos.

A impressionante fachada de vidro com 21.800m2 foi feita com produtos Guardian Glass e é parcialmente constituída (aproximadamente 5.000m2) de vidro curvado que a transforma num enorme cristal de quartzo mudando continuamente à medida que capta os reflexos do céu, da água e das luzes da cidade.


 

Ler mais

Feiras: A decoração vai estar em alta

Por

A Maison & Objet é a primeira grande feira da indústria de interiores depois do verão, esta edição que se realiza de 8 a 12 setembro, em Paris, conta com  693 novos expositores. A representar Portugal nesta edição vão estar 77 empresas dos mais diversos setores.

A Decorex Internacional, que se realiza em Londres, comemora este ano 40 edições. Distingue-se por ser o certame onde os profissionais do design de interiores descobrem os melhores e mais cobiçados produtos de luxo dos novos talentos e também de empresas já bem conhecidas.

A Habitat Valência decorre de 19 a 22 de setembro. Móveis, decoração e iluminação são os setores que vão estar em exposição em mais de 40 mil metros quadrados. Este ano a organização diz ter cerca de 300 expositores.

De 20 a 24 de setembro, Madrid acolhe a Intergift, feira de decoração que nesta edição vai ter também um espaço dedicado à hotelaria. Ao mesmo tempo, em Londres, de 20 a 23 de setembro irá ter lugar a 100% Design, dedicada ao comércio.

Portugal vai ser palco de três feiras dedicadas a Homeing é totalmente dedicada ao design de interiores. O Lisboa Design Show intitula-se como maior evento de design português nas áreas do visual, produto, moda e interiores. Em novembro, irá decorrer a primeira edição da Decor Hotel. É a primeira vez em Portugal que se irá realizar uma feira dedicada aos hotéis e similares.

Ler mais

Ferreira de Sá na Decorex International

Por

A Ferreira de Sá, uma das maiores e mais antigas empresas existentes na Europa, a produzir tapetes feitos à mão, anunciou que vai estar presente na edição 40 da Decorex International que se realiza de 17 a 20 de setembro, em Londres. A empresa é a única do país detentora do grande e original espólio de desenhos do tradicional ponto português (adquirido em 1971), o “Ponto Beiriz”, da antiga Fábrica localizada em Beiriz. A empresa produz carpetes feitas por medida e personalizadas, em teares manuais, usando técnicas de tecelagem tradicionais e ancestrais como o Hand-knotting (nó manual), e Hand-weaving (tecelagem manual). Oferecem também uma grande variedade de produtos na técnica de Hand-tufting (tufado manual).

Fundada em 1946, o portfólio da empresa inclui hotéis de luxo e cadeias de lojas, edifícios públicos, museus e muitos outros, nos cinco continentes. Nesta edição da Decorex, a Ferreira de Sá promete muitas surpresas como o lançamento de novas coleções e produtos.

Ler mais

Conhecidos vencedores do Prémio João Almada 2017

Por

A Câmara Municipal do Porto atribuiu o Prémio João de Almada 2017 à Casa da Boavista, ao Teatro do Bolhão e à Universidade Católica do Porto. Na Categoria de Edifícios Não Residenciais, o galardão foi para a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, pelo projeto de expansão para atividade da Católica Porto Business School e para a Academia Contemporânea do Espetáculo/Teatro do Bolhão, pela reabilitação do edifício Palácio do Bolhão. A recuperação do Edifício do Paraíso da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, em que a Católica Porto Business School desenvolve a sua atividade, acaba de ser galardoada com o Prémio João Almada 2017.

O projeto, da autoria do arquiteto Siza Vieira, respeitador da traça original da Quinta do Paraíso, inclui espaços de trabalho de docência e coordenação de programas, bem como salas de aula e de trabalho de grupo, com condições e equipamento ao nível das melhores escolas de negócio internacionais. A Católica Porto Business School obteve para este projeto de expansão um cofinanciamento através do programa ON2. Foi decisivo o empenho da Diocese do Porto ao permitir à Universidade, comodatária do edifício do Paraíso, a candidatura a este prémio. A proposta do júri sublinhava o reconhecimento da “excelência e o caráter exemplares – para a cidade e para a arquitetura – a ambas estas intervenções". O Prémio João de Almada é atribuído bienalmente aos melhores exemplos de reabilitação concluídos e, nesta edição, foram enquadradas e regularmente admitidas 31 candidaturas no total.

Ler mais

Fenabel celebra 25 anos consolidando aposta nos EUA

Por

Mário Leite, CEO

Assumindo-se como o “alfaiate das cadeiras”, a Fenabel celebra 25 anos no próximo dia 5 de agosto e para a assinalar a data irá realizar uma cerimónia na sede da empresa, em Rebordosa, com o propósito de homenagear os funcionários mais antigos e o cliente mais antigo e entregar os prémios aos designers vencedores do “Fenabel Design Challenge”, concurso lançado em parceria com a Lisbon School of Design, cujo objetivo consistiu no desenho e produção de uma cadeira que simbolizasse os 25 anos da Fenabel. No evento será ainda atribuído um donativo no valor de 5 mil euros (dividido em camas articuladas, cadeiras de rodas e em contributo monetário) para a instituição Conferência S. Vicente de Paulo no âmbito da responsabilidade social da empresa. O aniversário da Fenabel será celebrado com um jantar de gala para funcionários, parceiros, fornecedores e clientes.

Para Mário Leite, CEO da Fenabel, o futuro da empresa “passa pela consolidação da aposta no mercado dos Estados Unidos, reforçando as parcerias e os agentes, procurando novas representações. Em breve vamos apresentar o novo catálogo de cadeiras e este ano já criamos 6 postos de trabalho e prevemos novas admissões”, revela o empresário. A Fenabel irá realizar investimentos em novos equipamentos que permitam rentabilizar a capacidade de produção. “Está previsto o investimento na compra de novos equipamentos, nomeadamente CNC’s e máquinas que permitam a redução do consumo energético”, refere Mário Leite.

Os 25 anos da Fenabel assinalam-se também com o rebranding da marca 100% portuguesa de mobiliário que apresenta o novo logotipo e nova imagem que esteve a cargo da dupla de criadores italianos Davide Carlesi e Gian Luca Tonelli, da Area 44 Studio.  A agência é parceira da Fenabel no design e desenvolvimento de novos produtos. A renovação da imagem da Fenabel inclui um novo logotipo, o design da identidade e novo posicionamento no mercado de cadeiras para o segmento casa e hotelaria.

Segundo o CEO da Fenabel, “o processo de rebranding surge da necessidade de potenciar a identidade da marca num portfólio mais alargado de cadeiras, que coincide também com o novo catálogo que será lançado em breve. A nova imagem da Fenabel pretende assim incorporar as novas parcerias com designers portugueses e estrangeiros, uma aposta que temos estado a fazer e que será para continuar no futuro”, destaca Mário Leite.

 Coleção Multiconcept

Atualmente com 97 colaboradores e um volume exportações, que representam uma quota de 70% no seu volume de faturação, a empresa portuguesa gerou um volume de negócios de cerca 8.4 milhões de euros, em 2016. Os resultados explicam-se pela grande aposta nas feiras internacionais, nomeadamente na feira ISaloni Milão marcada por um saldo positivo superando as expectativas.

A fabricar cadeiras desde 1992, a Fenabel lidera o mercado português para os segmentos casa, restauração e hotelaria. A partir do Norte de Portugal, a marca Fenabel tornou-se conhecida no mundo, apostando na produção de qualidade, em design e inovação, na diferenciação e personalização das cadeiras, conquistando assim a credibilidade do mercado internacional.

A empresa exporta para mais de 36 países com destaque para a França, Itália, Inglaterra, EUA, Holanda e Canadá. A fábrica de cadeiras tem capacidade para produzir 12 mil unidades por mês. A Fenabel posiciona-se no sector do mobiliário como “alfaiate de cadeiras”, acumulando “saber fazer, experiência e profissionalismo”, conseguindo oferecer um produto de qualidade reconhecido internacionalmente. Apostando igualmente num serviço “taylor made” e “customer made” com soluções adaptados às necessidades de cada cliente. Para o CEO da Fenabel, “a estratégia de sucesso baseia-se no fabrico otimizado, o que permite à empresa produzir qualquer modelo de cadeira, independentemente das quantidades. O nosso foco é a parceria com o cliente”.

 A empresa consolida ainda a sustentabilidade a nível económico e ambiental, tendo obtido a certificação pela FSC na cadeia de responsabilidade, adquirindo unicamente madeira a fornecedores com certificação FSC e PEFC. As matérias-primas são também cuidadosamente selecionados a partir de origens europeias, nomeadamente da Alemanha e da França. A unidade fabril está equipada com a mais alta tecnologia, por exemplo, os robôs de pintura, aliando assim a tradição da “mão-de-obra humana” à inovação tecnológica.

Ler mais

Foco, ambição e carisma

Por
Magda Dias, administração

 

Não há como negar: um tecido tem a capacidade de mudar o ambiente de qualquer casa ou de qualquer outro espaço, e é fácil cairmos de amores por ele. Inspirada nos patrimónios e culturas de todo o mundo, a Aldeco é hoje reconhecida nacional e internacionalmente pelos famosos tecidos que primam por serem funcionais, fáceis de cuidar, elegantes e resistentes. Falamos com Magda Dias, membro da administração, e ficamos a saber um pouco mais do universo Aldeco.

 

 O que é a Aldeco?

Para além de representar marcas de prestígio internacional, a Aldeco comercializa produtos e coleções de marca própria, sendo uma referência para projetos de decoração de interiores, de segmento elevado, no setor da decoração de interiores de casas particulares, hotelaria, espaços públicos. Ao longo dos anos, a empresa tem vindo a investir em equipamento atual e inovador, desenvolvendo e investindo em coleções e mostruários de qualidade, bem como showrooms, redes sociais, ferramentas de comunicação digital, e na modernização das suas estruturas, no sentido de acompanhar as exigências e tendências do mercado.

 

Quais são os projetos que a Aldeco tem?

A visão da Aldeco, enquanto linha orientadora de longo prazo, consiste em trabalhar, providenciando uma variedade de produtos atrativos e capazes de satisfazer as necessidades de um leque alargado e complexo de clientes, de estilos e gostos distintos, nas várias regiões do mundo. Ultrapassar a médio prazo a barreira dos 10.000.000,00 euros. Alcançar uma intensidade de exportações de 50%.

 

Como vêem a vossa concorrência?

Em geral está muito dinâmica e competitiva. Podemos observar vários exemplos de marcas que se implantam durante décadas, com elevado nível de qualidade, estruturas e grupos muito sólidos que cresceram a elevados níveis, sendo fortes referências no nosso ramo.

 

Quais são as principais competências distintivas da Aldeco?

Um know-how acumulado, fruto de mais de 20 anos de experiência na indústria; termos coleções próprias diferenciadoras, caracterizadas pela qualidade e que resultam de um trabalho inovador e criativo ao nível do design; considerarmos que somos já uma marca de referência no mercado; termos uma relação estratégica com produtores que asseguram a qualidade do produto e dos prazos de entrega; estarmos sempre conectados com as tendências da moda; relação qualidade/preço atrativo comparativamente às grandes marcas mundiais.

 

Como vê a Aldeco a evolução do setor em que se insere?

- Uma vocação exportadora da indústria nacional, em particular da indústria do mobiliário e estofo, com reconhecimento crescente pela incorporação de materiais de qualidade, diferenciados e com forte aposta no design;

- A indústria portuguesa de têxteis-lar apresenta uma dinâmica semelhante à de outras indústrias portuguesas (mobiliário, calçado, decoração, etc), cada vez mais orientadas para os mercados internacionais, beneficiando de sinergias através de implementação de materiais em produtos de outras indústrias;

- A estética, design e qualidade ganham importância.

 

Qual é a vossa estratégia de internacionalização?

Aposta em marcas próprias para a divulgação internacional através de técnicas de marketing mais sofisticadas;

- Implementar uma filosofia, transversal à organização, de melhoria contínua nos processos operacionais e de gestão;

Os objetivos da Aldeco traduzem, de forma simples e eficaz, os objetivos de crescimento vocacionados para a capacitação da empresa para atuar nos mercados internacionais:

- Comercializar ativamente em, pelo menos, 3 novos mercados em 2019;

-Marcar presença em, pelo menos, duas feiras internacionais de prestígio por ano.

 

 Qual é o desafio de ser melhor mulher e gestora?

Continuar a dar o meu melhor todos os dias, tanto na empresa, como no seio da família e da sociedade, dando um bom exemplo aos meus filhos. Sem nunca perder a energia e a força de vontade para alcançar os nossos objetivos, sempre com a mesma alegria e realização.

 

Tem sonhos profissionais e pessoais por realizar?

Que o mercado em geral saiba distinguir e privilegiar as marcas que como a Aldeco, apostam num conceito próprio e num serviço de excelência! Continuar a ver crescer a Aldeco de forma sólida, seguindo o exemplo do nosso CEO Alberto Dias, fortalecendo as parcerias com os clientes, nacionais e internacionais, vendo as gerações mais novas da família seguir com sucesso o negócio da família, ajudando a desenvolver a empresa e as coleções.

 

Ler mais

Decor Hotel chega a Lisboa em novembro

Por

Vai ocorrer pela primeira vez em Portugal uma feira dedicada aos hotéis e similares: a Decor Hotel, no Centro de Congressos de Lisboa - FIL - Junqueira - Lisboa, de 2 a 4 de Novembro de 2017. O evento é dedicado a profissionais e pretende reunir uma grande oferta de empresas de todos os setores necessários à hotelaria. 

Desde há algum tempo que era pretensão da entidade organizadora realizar feiras para o setor, como refere José Frazão ‘’Há já algum tempo que ponderávamos realizar esta feira, pois o sector hoteleiro está muito dinâmico e com um crescimento muito revelador. Chega a Portugal uma feira que acontece já em França, Itália e Brasil.’’ Notícias recentes apontam para a construção de 23 hotéis nos próximos dois anos em Lisboa, num total de 75 novas unidades hoteleiras em Portugal. A 11ª edição do estudo da Deloitte ‘’Atlas da Hotelaria 2016’’ revela que a tipologia preferida dos turistas continua a ser os hotéis, com uma clara vantagem face a outras tipologias, embora a procura por Hostels e Guesthouse esteja a aumentar.

Também o cliente é cada vez mais exigente. É um cliente cada vez mais digital, que tem na sua posse toda a informação possível e que procura uma verdadeira experiência em cada viagem que faz. Assim, a competitividade e diferenciação tornou-se fator obrigatório para as unidades hoteleiras, que devem ir ao encontro das expetativas dos seus clientes.

Assim, tendo em conta o crescimento do sector, é fundamental que os players de mercado tenham conhecimento dos melhores produtos e serviços e estejam atualizados sobre as mais recentes tendências, não só para a construção de novos hotéis como para otimizar as atuais unidades hoteleiras. 



O certame contará assim com uma grande oferta de empresas de todos os setores necessários às unidades de alojamento. Será possível encontrar produtos de Arquitetura e Design de interiores; Mobiliário e Decoração, Interiores para wc, Palamenta e Cutelarias; Têxteis para Hotelaria, Alcatifas e Papel de Parede; Iluminação, Colchões, Mobiliário urbano e projetos de decoração de jardins e piscinas, empresas de Construção e Reabilitação, Empresas de Equipamentos Hoteleiros, Empresas de Food Service, Equipamentos para Fitness, Lazer e Spa, Amenities, Equipamentos para Higiene e Limpeza, Gestão e tecnologia, entre outros.

Em termos de visitantes, este certame é dedicado a empresários hoteleiros, restaurantes, unidades de alojamento, ginásios, arquitetos, designers, chefs, técnicos, entre outros do sector. Esperam-se na primeira edição desta feira mais de 80 expositores e mais de 5.000 visitantes.

Ler mais

Pré-registo online para a Intergift com descontos até 50%

Por
A organização do certame que irá decorrer em Madrid de 20 a 24 de setembro, abriu as inscrições online, com direito à visita às feiras BISUTEX e Madrid JÓIA que decorrem em simultâneo.
Calma Chechu
Calma Chechu

Para além do desconto de 50% válido até 19 de agosto, a organização disponibiliza também reduções nas deslocações na Renfe Madrid, Iberia e Avis.
Estes descontos variam de acordo consoante a data em que é realizado o pré-registo, para os profissionais que realizem antes de 19 de agosto o preço
final será de 12 €, entre 19 de agosto e 19 de setembro, o deconto é de 25%, com um preço final de 18 €. Para quem decidir comprar o seu passe
diretamente no local os valores são os seguintes: 24 € de 20 e 21 de setembro e 30 € a 22, 23 e 24 de setembro.
Ler mais
×

Log in

×

Inscreva-se para se manter em contato!

Seja o primeiro a conhecer ofertas especiais e acordos exclusivos da Mobiliário em Notícia e dos nossos parceiros.

Check out our Política de Privacidade & Termos de Utilização
Você pode cancelar a assinatura da lista de e-mail a qualquer momento